Fuja do óbvio

Seja 120% sustentável

Lançado em 2015, o Projeto FUCAPE 120% Sustentável tem como premissa ajudar a acabar com a demagogia de que só as indústrias poluem. Desta forma, o Projeto nasceu dentro da sala de aula, a partir da identificação da necessidade entre a comunidade Fucapeana (alunos, professores e funcionários) da mudança de posicionamento em relação à corresponsabilidade de todos os cidadãos ao tema “poluição e degradação ambiental”. O tema foi colocado em pauta para os estudantes, que estruturaram uma série de sugestões de práticas cotidianas em prol da Sustentabilidade, dando origem a todo o Projeto, em consonância com a Lei nº 9.795/1999 - Políticas de Educação Ambiental, e com o Decreto nº 4.281/2002 e na Resolução CNE/CP nº 2/2012.


Com o FUCAPE 120% Sustentável, a Instituição passou a disseminar o posicionamento consciente de que todos poluem, mas o crescimento e desenvolvimento econômico pode continuar naturalmente a acontecer, de forma sustentável. A Instituição passou a adotar o posicionamento de que ser 100% sustentável é obrigação. Por isso, a meta é estabelecida em 120%, de forma que os “20% a mais” simbolizem o retorno para a sociedade.

Etapas do Projeto:

  • Levantamento do impacto ambiental e indicador de compensação;
  • Implantação dos painéis fotovoltaicos - Usina Fotovoltaica FUCAPE;
  • Implantação do Estacionamento Verde;
  • Implantação da Coleta Seletiva;
  • Implantação do Gerenciamento de Resíduos;
  • Implantação do Aplicativo de Carona Solidária;
  • Captação de águas pluviais e ares-condicionados;
  • Reflorestamento das nascentes do Rio Santa Maria;
  • Participação em projetos Socioambientais.

Objetivos

Objetivo Geral:

Fomentar e multiplicar a consciência sustentável junto aos públicos relacionados com a Instituição

Objetivos específicos:

Os objetivos específicos são divididos cinco perspectivas: Energia, Recursos Hídricos , Reciclagem, Educação e Qualidade de Vida. Para cada uma delas, têm-se os objetivos específicos.


Todos os objetivos são correlacionados aos ODS, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU, e, para cada um dos objetivos específicos, há uma série de ações para serem tomadas, de forma que todos sejam atingidos e acompanhados por meio de indicadores.

Estrutura de Gestão

O Projeto é de caráter institucional, abrangendo toda a organização e alguns stakeholders, e é executado pelo Instituto ligado à FUCAPE (Instituto FUCAPE de Tecnologias Sociais).


A gestão do Projeto FUCAPE 120% Sustentável envolve diversas áreas da organização, como Diretoria, Controladoria, Marketing e Comunicação. 


Para a construção de cada uma das etapas, vários fornecedores e empresas tiveram participação com, inclusive, desenvolvimento de novas tecnologias, adaptadas para as necessidades especiais do Projeto. O Projeto FUCAPE 120% Sustentável proporcionou, portanto, a criação de novos produtos tecnológicos para o mercado de energias renováveis.


Seguem abaixo fornecedores e empresas atuantes no Projeto:

Premiações e

Reconhecimentos

1º Lugar no BenchmarkBrasil 2018

O Projeto FUCAPE 120% Sustentável alcançou a maior nota na avaliação da equipe de jurados, se classificando em 1º lugar no Benchmarking Brasil 2018. Ou seja, o Projeto foi reconhecido como a melhor e mais inovadora prática socioambiental brasileira de 2018.


Concorreram ao lado da FUCAPE projetos de grandes instituições do Brasil, como a Fundação Alphaville, Metrô São Paulo, Copel (SP), Instituto do Câncer (SP), Sabesp, dentre outros.


O Programa BenchmarkBrasil se consolidou como um dos mais respeitados Selos de Sustentabilidade do País, que reconhece, certifica e compartilha as melhores práticas socioambientais das instituições Brasileiras.

Condecorado no evento ISAR Honours da ONU

O Projeto FUCAPE 120% Sustentável conquistou mais um importante reconhecimento em 2018: foi condecorado com "Menção Honrosa" no evento ISAR Honours, promovido pelo ISAR/UNCTAD, braço da ONU, em Genebra (Suíça).  A FUCAPE foi representada pela Prof.ª Me. Vania Borgerth.


O ISAR Honours foi criado com o objetivo de apoiar os esforços das empresas para melhorar a qualidade das informações sobre sua contribuição para o cumprimento da Agenda 2030.

1º lugar no Prêmio Ecologia, em 2018

O Projeto FUCAPE 120% Sustentável alcançou o 1º lugar no Prêmio, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), em parceria com o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e apoio da Rede Vitória, tem como missão reconhecer e incentivar pesquisas, projetos, atividades e obras desenvolvidos na área socioambiental do Espírito Santo.


Em 2018, a premiação teve como tema “Iniciativas sustentáveis: ecologicamente corretas, socialmente justas e economicamente viáveis”.

Galeria de fotos: Premiações do BenchmarkBrasil, Prêmio Ecologia e ISAR.

Vídeos

Vídeo do Projeto

Saiba mais sobre o Projeto e a Metodologia

Coleta Seletiva

Veja como fazemos a coleta seletiva

Ver detalhes
- +
Esgotado