INSTITUTO FUCAPE DE TECNOLOGIAS SOCIAIS

Coordenadores

de Pais

Relacionamento com as famílias buscando melhorar os índices de desenvolvimento interno e externos da escola.

Em 2008, a Fundação Itaú Social, realizou pesquisa de campo sobre a Reforma Educacional de Nova York, em parceria com o Instituto Fernand Braudel. Uma das questões detalhadas no estudo foi como a aproximação família-escola se tornou um dos eixos estruturantes da Reforma Educacional naquela cidade, iniciada em 2003. Cada uma das 1.100 escolas da rede nova-iorquina recebeu um coordenador de pais, com dedicação integral voltada ao relacionamento com famílias, além de apoio ao acompanhamento de alunos com problemas de comportamento.

Mesmo após mudanças de secretários de educação e prefeitos, inclusive de partidos distintos, e períodos de cortes em orçamento, a iniciativa foi preservada em sua integralidade. A equipe de pesquisa acompanhou a rotina de trabalho desses profissionais e pôde observar o suporte estratégico que os Coordenadores de Pais dão à gestão escolar.


Na maioria das vezes, membros da própria comunidade local, os coordenadores de pais se tornaram rapidamente o braço direito da equipe gestora no relacionamento com as famílias, sobretudo com aquelas em situação mais vulnerável. A alta aprovação por parte de equipes escolares e famílias garantiu a continuidade da função, mesmo em tempos de crise.


Em 2009, em uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, teve início um piloto da iniciativa, em dez escolas na zona leste da capital que, durante três anos, tiveram coordenadores de pais, contribuindo para o desenvolvimento da metodologia para o contexto brasileiro.

O coordenador de pais tem como principal propósito ser um elo entre a escola, a família e a comunidade, desenvolvendo ações que propiciem e facilitem a entrada e o envolvimento das famílias no cotidiano escolar e os auxilie a melhor acompanhar e apoiar o aprendizado de seus filhos.

As ações desenvolvidas são voltadas para pais ou outros familiares responsáveis pelos estudantes, independentemente do arranjo familiar em que a criança ou o adolescente esteja inserido. As atribuições assumidas pelo coordenador de pais dialogam com a realidade e necessidades de cada escola e contam sempre com a aprovação da gestão da escola (diretor e pedagogos). Essa parceria é fundamental para a legitimação da função e atuação do profissional. É também essencial para a sustentabilidade e efetividade da iniciativa.


O coordenador de pais não pode se tornar a única pessoa responsável pelo relacionamento com as famílias, mas sim um facilitador importante de um processo que não é só dele. Assim, o diretor vai precisar garantir que toda a equipe da escola entenda que a relação com as famílias é responsabilidade de todos – inclusive professores. Vai precisar estimular as parcerias internas, sem as quais o coordenador de pais fica fadado a trabalhar de forma isolada e muito pontual.

Projeto no Espírito Santo

2012: A Secretaria Estadual de Educação - SEDU realiza parceria com a Fundação Itaú Social; ES em Ação e Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE (gestora do projeto) e implanta um piloto em 15 escolas dos aglomerados do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, Programa de Segurança Pública coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos do Governo do Estado.


2013: O Projeto é expandido para mais 19 escolas – total 33 escolas estaduais e 01 municipal.


Parceiros: Fundação Itaú Social; Instituto SINCADES; CBL Desenvolvimento Urbano; ASES – Associação dos Empresários de Serra; Fundação Instituto Capixaba de Pesquisas em Contabilidade, Economia e Finanças - FUCAPE.

Apoio Institucional: ES em Ação.


2014: O Projeto continua nas 33 escolas estaduais e 01 da rede municipal, de Serra. No final de 2014, inicia mais duas escolas em Aracruz, patrocinadas pela FIBRIA, Carta Fabril e CBL Desenvolvimento Urbano. Total de 36 escolas.


Parceiros: Fundação Itaú Social; Instituto SINCADES e Instituto FUCAPE *criado em maio de 2014, com o propósito de dar continuidade ao Projeto Coordenador de Pais, até então, administrado pela Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finança - Fucape.

Apoio Institucional: ES em Ação.


2015: O Projeto reinicia em 33 escolas e tem como patrocinadores: Fundação Itaú; Instituto Sincades; Fibria e Instituto FUCAPE.

Apoio Institucional: ES em Ação.


Entrada de Novo Parceiro: Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável - CIEDS, apoiador técnico, contratado pela Fundação Itaú Social, com a atuação de um Coordenador Local, para tornar o acompanhamento/monitoramento do Projeto nas escolas ainda mais efetivo e frequente.


2016: O Projeto continuou em 16 escolas da rede estadual de ensino, tendo como patrocinadores a Fundação Itaú Social e Fibria Celulose, com a cooperação técnica da Secretaria Estadual de Educação – SEDU e CIEDS; o Instituto Fucape como gestor e o Apoio Institucional do Es em Ação.


2017: O Projeto esteve presente em 04 escolas da rede estadual de ensino e contou com o apoio financeiro do Instituto Fucape e Fibria Celulose e com a cooperação técnica da Secretaria Estadual de Educação – SEDU e CIEDS; o Instituto Fucape como gestor e o Apoio Institucional do Es em Ação.


2018: O Projeto esteve presente em 02 escolas da rede estadual de ensino e mais uma vez, contou com o apoio financeiro do Instituto Fucape e Fibria Celulose e, com a cooperação técnica da Secretaria Estadual de Educação – SEDU, encerrando as atividades no Estado do Espírito Santo no mês de dezembro.

Objetivos

Objetivo Geral:

Reduzir os níveis de abandono e evasão e, consequentemente, o baixo desempenho, repetência e melhorar os índices de desenvolvimento interno e externos da escola.

Objetivos específicos:

- Desenvolver ações de aproximação da escola com as famílias, visando o sucesso do aluno;

- Desenvolver ações para a permanência dos alunos vulneráveis à evasão na escola;

- Articular contatos com as famílias, na escola e/ou nas residências, para que esta participe da vida escolar de seus filhos;

- Mapear e articular com as redes de prestação de serviços sociais básicos, o atendimento aos alunos e às famílias no bairro e no município.

Resultados alcançados

Impactos Qualitativos no Espírito Santo

- Redução da evasão escolar;

- Melhoria da frequência e da disciplina;

- Aumento da frequência dos pais em reuniões;

- Sentimento de valorização pelos alunos diretamente atendidos;

- Importância do reforço positivo para todos os alunos da escola;

- Interferência da realidade prévia da escola para o sucesso do aluno.

Impactos Quantitativos no Espírito Santo

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