INSTITUTO FUCAPE DE TECNOLOGIAS SOCIAIS

Escola Viva

A escola e a família no centro do desenvolvimento das crianças.

Um novo modelo de escola pública em tempo integral implantado no ensino médio no Estado. Tem como foco ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola e investir na formação de jovens protagonistas e autônomos, capazes de fazer escolhas para em busca de seus projetos de vida. A metodologia é aplicada pelo ICE (Instituto de Corresponsabilidade pela Educação), de Pernambuco, onde surgiu o modelo de “Escola da Escolha”, em 2003.


A Escola Viva é um novo modelo de Ensino Médio em turno único, que traz inovações pedagógicas e de gestão, orientando o jovem a ser protagonista e a construir seu projeto de vida. As bases da Escola Viva são: gestão, pedagogia e monitoramento de resultados. Nesse modelo, os profissionais terão dedicação integral e o tempo que o aluno permanece na escola será de 9 horas e 30 minutos.


A Escola Viva terá um currículo diversificado, com organização curricular flexível. O currículo escolar contará com as disciplinas obrigatórias (Português, Matemática, Química, Física e etc.) e também eletivas, em que os estudantes irão escolher de acordo com seu interesse e aptidão. A escola disponibilizará um rol de disciplinas eletivas como Cinema, Teatro, Educação Ambiental, Robótica, entre outras disciplinas, oferecidas semestralmente.


A primeira unidade do Programa Escola Viva está localizada no bairro de Inhaguetá na rodovia Serafim Derenze, nº 3115 em Vitória. O Centro Estadual do Ensino Médio em Tempo Integral São Pedro, Escola Viva São Pedro, será um complexo composto por várias edificações interligadas. Hoje com 400 alunos do 1º ao 3º anos do Ensino Médio e 23 professores.

Objetivo

Formar jovens capazes de construir um projeto de vida, realizar sonhos, autônomos, competentes no que fazem e solidários com o mundo em que vivem.

Ver detalhes
- +
Esgotado